Na hora de preparar a lancheira do seu filho para a escola, a alimentação e a higiene devem ser priorizadas. Um lanche bom é aquele rico em fibras e nutrientes. Prefira suco a refrigerantes, e tente evitar o doce em excesso.
Na parte da escolha da lancheira, procure um modelo com a parte interna mais clara (evitando acúmulo de sujeira), e de material plástico, o que facilita muito na hora de limpar. “A mãe deve limpar a lancheira com um pano úmido de detergente neutro e, em seguida, higienizar com álcool. O detergente retira a sujeira que conseguimos enxergar, e o álcool retira às bactérias que não enxergamos, e que prejudicam a saúde das crianças” explica a home organizer Ingrid Lisboa.
O lanche pode ser envolvido dentro de sacos plásticos, de preferência em um modelo com zíper, evitando que o mesmo se esparrame pela lancheira. Os sucos devem ser enviados em caixas próprias ou em embalagens térmicas “A embalagem térmica é imprescindível caso o suco seja natura, feito em casa, por não conter conservantes” comenta Ingrid Lisboa.
As frutas devem ser bem lavadas previamente e enroladas em um papel filme ou até mesmo, colocadas num saquinho plástico. “Os alimentos e bebidas devem ficar dentro da mochila lado a lado, nunca um em cima do outro. Principalmente as frutas, que podem até estragar se amassadas por outro alimento” ressalta a home organizer.
As lancheiras devem ser limpas diariamente, sempre que a criança chegar da escola. O acúmulo de sujeira e resíduos de alimentos pode criar bactérias, e muitas vezes, quando não há uma higiene adequada, essa sujeira pode prejudicar a saúde da criança, causando dor de barriga, febre, indisposição entre outras.
Procure estimular o seu filho a jogar os sacos plásticos e papeis recicláveis sempre no lixo, evitando o acúmulo na lancheira. Quanto menos lixo restar, melhor. Assim, sobra pra mamãe apenas a limpeza mais profunda com álcool e detergente.